Líderes e liderados.


Onde hover duas ou mais pessoas aí estará uma oportunidade de liderança.

Esta semana estou sendo bombardeado por mensagens que falam de liderança. Tenho aprendido muitas lições tanto do ponto de vista dos líderes quanto dos liderados. O curso teológico que faço por correspondência chegou ao módulo sobre LIDERANÇA; o livro que estou lendo atualmente é " O Monge e O Executivo"- uma história sobre os princípios da lidrança eficaz; e a Lição bíblica  deste domingo falou de" Davi -  Um líder segundo o coração de  Deus".
Dentre as muitas lições que tenho aprendido, descobri que há certos princípios básicos que devem ser observados por aqueles que querem ser bons líderes como foram os grandes líderes do passado, cujo maior exemplo encontramos  em Jesus Cristo, o maior exemplo de liderança que já existiu, bem  como na vida de grandes homens do passado,a exemplo de Davi.
Numa tentativa de resumir da forma mais didática possível, a vida de Davi, o grande líder  levantado por Deus,vimos que a personalide deste homem estava asentada sobre três grandes vertentes: SERVIÇO, FÉ e HUMILDADE.  Como estamos carentes, nestes dias, de líderes que tenham estas características. E esta carência não está em todos os setores da sociedade: Família, Igreja, Política (Executivo, Legislativo, Judiciário ), Empresar, etc. Sobre isto disse certa vez, nosso Mestre: Quem quiser ser líder deve ser primeiro servidor. Se você quiser liderar deve primeiro servir.
Analisando então as características que mais ocorrem nas vidas dos líderes de sucesso,encontramos:
- Empatia
- Concretização dos Alvos Propostos
- Competência.
- Estabilidade Emocinal.
- Socialidade.
- Capacidade de Compartilhar da Liderança.
- Consitente e Digno de Confiança.
Em se tratando de líderes eclesiásticos, devemos acrescentar ainda as seguintes caraterísticas indispensáveis:
- A Certeza de Uma Chamada Divina.
- A Consciência de Ser Um Canal Pelo Qual Deus manifesta o Seu Amor á Humanidade.
- Dependência da Orientação Dada Pelo Espírito Santo.
- Uma Vida Exemplar - em consonãncia com os princípios morais e éticos do cristianismo.

Em suma, um bom líder deve trabalhar para construir sólidos relacionamentos com seus liderados - baseados na autoridade e não apenas no poder  - enquanto executa com competência, suas trarefas.

Deus abençoes sua vida
SLS.

Fonte: Liçoes Biblicas( 3• trimestre de 2009) , Liderança Eficaz (Billie Davis ) e O monge e o Executivo (Editora sextante ).


Postar um comentário

0 Comentários