Famintos na Casa de Pão.


E sucedeu que, nos dias em que os juízes julgavam, houve uma fome na terra; por isso um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar nos campos de Moabe, ele e sua mulher, e seus dois filhos; E era o nome deste homem Elimeleque, e o de sua mulher Noemi, e os de seus dois filhos Malom e Quiliom, efrateus, de Belém de Judá; e chegaram aos campos de Moabe, e ficaram ali (Rute 1:1-2)
    Esta é aconhecda história de Rute. Uma história repleta de simbolismos e, como dizem aguns comentaristas bíblicos, um oásis no terrível deserto do período conturbado dos juízes; período esse caracterizado pela alternãncia de períodos de avivamento e períodos de extrema anarquia e frieza espiritual. O que temos aqui, logo de início, é que um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar nos campos de Moabe, por causa de uma fome que houve naquela terra. E a minha reflexão gira em torno dessa informação.

    Foi vendo o significado do nome Belém que fiquei impressionado com a força dessa mensagem, logo nos primeiros versículos deste livro maravilhoso. Belém siginfica CASA DE PÃO, daí dizermos que houve uma fome na Casa de Pão. O nome foi dado em virtude de outrora Belém ter sido um terra fértil e por demais produtiva. Mas agora a situação era diferente, havia fome em lugar da fartura, dor e tristeza dos campos secos e em lugar da alegria dos campos brancos...
     Pão fala de vida, pois até o Cristo usou este magnífico símbolo quando declarou: Eu sou o pão da vida. Assim, onde havia vida abundante, agora havia o cheiro de morte acompanhado de tristezas e lágrimas. Uma situação que levou Elimeleque a tomar sua família e tomar a mais errada e dolorosa de todas as decisõess de sua vida: Abandonar a Casa de Pão e peregrinar nos campos de Moabe. Elimeleque nunca mais retornaria para sua terra, nem seus dois filhos. Fica aqui o alerta. Nunca abandone a Casa de PÃO. Ainda que haja fome lá, pois a solução é outra, como veremos aqui.
      Os motivos da fome na Casa de Pão? Seguramente as ações iníquas dos filhos de Israel, pois o próprio Deus o havia dito por intermédio de Moisés. Vejamos o que está em Dt 7:12-13: Será, pois, que, se ouvindo estes juízos, os guardardes e cumprirdes, o Senhor teu Deus te guardará a aliança e a misericórdia que jurou a teus pais;E amar-te-á,e abençoar-te-á, e te fará multiplicar; abençoará o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, o teu grão, e o teu mosto, e o teu azeite, e a criação das tuas vacas, e o rebanho do teu gado miúdo, na terra que jurou a teus pais dar-te. (grifo nosso). O povo abandonara a Lei de Deus, desviara-se dela e agora o Senhor executa o seu juízo como prometeu. O oposto do que dizem estes versículos. Havai fome naquela terra pois o povo deixou de buscar a Deus. E alguns forma obrigados a buscar fontes alternativas de alimento, como Elimeleque e sua família. Observe que ele peregrinou nos “campos” de Moabe. Ele queria apenas a sobrevivência de sua família.
     À semelhança daqueles dias, muitos estão assim. Famintos na Casa de Pão. Observe: A tera é a mesma, fértil de outrora. Os trabalhadores são os mesmos. Só não havia condições favoráveis. O que faltava, etnão. Faltava a bênção de Deus. Veja o que diz o texto acima:..O Senhor abençoará. A bênção de Deus viria sobre: -O fruto do teu ventre. -O fruto da tua terra: O grão, o mosto e o azeite. -O teu rebanho. Veja quão necessária e crucial à sobrevivência é a bênção de Deus. Desta bênção, dependiam a sobrevivência da família em todos os sentidos. Procriação e sustento. Nascer e viver naquela terra. Ou seja, sem essa bênção prometida, não haveria vida. Assim estão muitas Beléns do dias atuais. Os campos(púlpitos) estão lá. Também lá estão a terra, a Boa semente(lembra-se?), mas falta alimento e multidões andam por aí peregrinando nos campos de Moabe por causa da fome que assola alguns campos belemitas. Pensemos nisso e peçamos a misericódia de Deus para que a Casa de Pão tenha o que espera-se que ela tenha: Abundñcia e fartura de Pão.

 Em Cristo,

 SLS

Postar um comentário

0 Comentários