Lutero O Cisne da Reforma Profetizado Por John Huss

Lutero O Filme está logo abaixo. Assista!




John Huss é um grande nome da Pré-reforma. Acusado de heresias, foi morto na fogueira em 1415. Uma das pessoas que presenciou sua execução foi o monge católico Poggius Florentini, que escreveu o relato que se segue:

“Ele chegou até a estaca olhando para ela sem medo. Ele subiu nela depois que dois assistentes do carrasco haviam rasgado suas roupas… Naquele momento, um dos eleitores, o príncipe Ludwig do Palatinado, subiu e implorou que Huss voltasse atrás, para que fosse poupado da morte nas chamas. 

Mas Huss respondeu: ‘Hoje vocês assarão um ganso magro, mas em cem anos ouvirão um cisne cantar. Não serão capazes de assá-lo e nenhuma armadilha ou rede poderá segurá-lo’. O príncipe voltou cheio de pena e muita admiração”. 

 O nome “Huss” significa ganso. Isso aconteceu em 1415. Noventa e sete anos depois foi 1512, o ano em que Martinho Lutero graduou-se Doutor em Teologia e foi recebido no Senado da Faculdade Teológica com o título de Doutor em Bíblia.

Em 1515, exatamente cem anos depois da morte de John Huss, foi o ano em que Lutero começou a lecionar sobre a Epístola aos Romanos. Foi aí que, segundo seu próprio relato, ele foi convencido da justificação pela fé com base em Romanos 1.17, o acontecimento que acabou desencadeando a Reforma Protestante.

Para quem quer viver um pouco mais dessa história fascinante, recomendo fortemente o filme sobre a vida do grande reformador Martinho Lutero. Aproveitando o ano em que se comemora os 500 anos da Reforma Protestante, recomendo também a coleção de Justo L. González, sobre a História da Igreja. 

Postar um comentário

0 Comentários